domingo, 20 de outubro de 2013

Tira a minha alma da prisão Salmo 142

"Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome;
Os justos me rodearão,
quando me fizeres esse bem." Vs7.

O salmista descreve nesse salmo uma experiência dolorosa em sua vida, onde se sentiu coagido e sem perspectivas de solução. A medida que ele decide orar, apesar de sua condição de debilidade as coisas começam a mudar, e ele é tomado por uma esperança que brota da confiança em Deus.

Encontramos nesse texto três tipos de prisão, que todos nós podemos enfrentar.

1. A prisão emocional "Quando dentro de mim me esmorece o espírito" Vs 3.A prisão do desânimo, da depressão, da incapacidade de reação.

2. A prisão preparada pelos inimigos "No caminho em que ando, me ocultam armadilhas" Vs 3. Ou seja, no dia a dia, as tentativas e os planos daqueles que desejam me prejudicar.

3.A prisão do abandono. "Ninguém que por mim se interesse" Vs 4.
Se por um estou cercado de inimigos, por outro me faltam amigos.

"À minha direita", Ou seja, para me aconselhar, e estar a meu favor.
"Refúgio me faltou", Ausência de alguém que me ofereça proteção e amparo na hora da adversidade.
"Ninguém cuidou da minha alma", ausência de pessoas que atribuam valor a minha vida sem esperar algo em troca.

Como orar em uma situação como esta?



1. Em voz alta "Com a minha voz clamei ao Senhor" Vs 1.
verbalize seu problema em oração sincera.

2.Insistentemente Vs 1 "Com a minha voz suplico ao Senhor".

3.Em forma de desabafo "Derramo perante ele a minha queixa" 
Vs 2.

4.De maneira específica "Expus-lhe a minha angustia" Vs 2. Aquilo me deixa perturbado.

Três coisas que preciso entender e reconhecer.

1. A confiabilidade de Deus, seu poder e valor Vs 5.
a) Como refúgio
b) Como herança.E sua fonte inesgotável de recursos que estão a meu favor.

2. A minha fraqueza e limitação diante de determinadas circunstâncias Vs 6 "Atende ao meu clamor pois estou muito abatido".

3. A não menosprezar a força dos inimigos Vs 6. " Livra dos meus perseguidores porque são mais fortes do que eu".

Posso estar em uma situação desfavorável agora, e meus inimigos podem estar em uma situação mais vantajosa, porém não são mais fortes que o meu Deus.

Conclusão

Posso estar cercado de situações adversas e de inimigos, mas tenho esperança que ao final Deus ira me cercar de bençãos e de pessoas justas para me auxiliar.

7 comentários:

  1. A MOMENTO EM NOSSAS VIDAS EM QUE NÓS NOS SENTIMOS COMO O SALMISTA DESAMPARADOS E ABANDONADO. E UMA LIÇAO PARA NOS, PORQUE DEUS NUNCA VAI NOS DESAMPARAR,DEUS É O NOSSO FIEL AMIGO

    ResponderExcluir
  2. Glórias ao nosso senhor Jesus Cristo
    Pela sua palavra que refrigera,a nossa alma ..

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo estudo aprendo muito com essas verdades

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este comentário, realmente edificante e encorajador sabermos com quem realmente podemos confiar plenamente o nosso Deus!

    ResponderExcluir
  5. o salmista descreve a sua situação mas não se esquece que só em Deus está a resposta de que ele precisa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Deus falou comigo nessa mensagem.

    ResponderExcluir